mensagem



Este blog tem como objetivo ampliar e qualificar o debate da questão racial e a luta em busca da igualdade social.




segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NÃO SE AVEXE NÃO



NÃO SE AVEXE NÃO!




Vou pedir a Papai Noel, um 2010 melhor que 2009, não quero dizer com isto que o 2009 foi ruim, tivemos várias vitórias: Cotas nas universidades, demarcações de terras quilombolas, a lei 11.645, o estatuto da igualdade racial e o reconhecimento do racismo no Brasil; claro que não foi como desejamos, mas temos que reconhecer que foram avanços significativos nesta nossa batalha e nos incentiva a continuar nesta luta com força renovada e convicção que estamos no caminho certo.



NÃO SE AVEXE NÃO!

Lembre-se de que são décadas de lutas, dores e sofrimentos, contra um inimigo que soube se armar e que a cada dia se fortalece para não perder o domínio sobre o povo negro, e manter-nos, ainda, acorrentados nos troncos e nas cozinhas das casas grandes dos tempos atuais. Mas, somos pacientes, corajosos e inteligentes, herança das nossas raízes africanas. Trazemos, no nosso sangue, o heroísmo de Zumbi, a astúcia da escrava Anastácia, a coragem de Luíza Mahin, a sabedoria de Luiz Gama, que junto com uma legião de heróis negros e negras que nos antecederam servem como exemplo e incentivo nessa caminhada.





NÃO SE AVEXE NÃO!

Já foi pior, mas palmo a palmo, vamos conquistando nosso espaço e mostrando nosso valor. O estatuto está aí! Vamos fazer valer e, com jeito, aprimorar para a nossa realidade. Sinta a mudança, que aconteceu e continua acontecendo, veja quantos irmãos e irmãs que negavam sua origem, hoje, fazem questão de afirmá-la, veja a beleza cobiçada das nossas tranças e da cor da nossa pele; não é a toa que somos chamados de “mais belo dos belos.” A luta continua! O importante é seguirmos em frente com fé e coragem, pois o futuro é promissor, você mesmo sabe que não estamos parados, temos pressa? Temos, mas o jogo é de paciência, somos um exercito consciente em movimento, onda constante, vento que se torna ventania. Quem poderá nos deter, a não ser Deus, o Todo Poderoso, se temos as forças e guia dos nossos Orixás, que nos fortalecem nesta luta do sonho da liberdade e da igualdade racial? É por tudo isso que volto a dizer: NÃO SE AVEXE NÃO.





Peu da Cut.

Secretário de Combate ao racismo da Cut-Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário