mensagem



Este blog tem como objetivo ampliar e qualificar o debate da questão racial e a luta em busca da igualdade social.




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A FORÇA DO POVO




A FORÇA DO POVO
Participamos, como sempre, da mudança do Garcia, esta expressão cultural da força do povo, que traz ao palco e à mídia, a sua demonstração de protesto, através de cartazes bem humorados e da participação dos seus integrantes bem irreverentes.
Alguns falam, tristemente, por não entenderem os objetivos da mudança, em organizá-la, sem compreender que ela, ainda, é um dos poucos eventos nacionais, que mantém tradição e espontaneidade. É o protesto contra a desigualdade social, racial, é o dedo popular expondo as mazelas e as aberrações da classe política brasileira e mundial, em raros segundos na tela da mídia dominante, a serviço do capital explorador, discriminatório e selvagem. É neste palco, transformado em negócio lucrativo para poucos e camarotes de luxo para alguns privilegiados, que fogem do contato com o povo excluído, que paga seus impostos e é proibido do seu direito de transito livre na sua cidade. Retirado pelo estado, que joga a constituição federal na lata do lixo, é neste palco que desfilam: a fome, o desemprego, a revolta e o grito dos guetos ou quilombos urbanos atuais, demonstrando o turbilhão efervescente social que vive a população, onde a cada dia aumenta a violência, os roubos, o consumo e o tráfico de drogas, e o extermínio da nossa juventude negra da periferia, praticado pelos grupos oficiais e não oficiais sob o silêncio conivente do estado, obrigando os cidadãos comuns a viverem presos nas favelas e os senhores de engenhos modernos também acuados, dentro dos seus condomínios de luxo, situação causada e alimentada por eles mesmos.
Parabéns à mudança do Garcia, parabéns à população oprimida, que ainda consegue fazer protestos com alegria e irreverência.
ATÉ QUANDO? CONFESSO QUE NÃO SEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário