mensagem



Este blog tem como objetivo ampliar e qualificar o debate da questão racial e a luta em busca da igualdade social.




sexta-feira, 29 de junho de 2012


PERFIL DO VEREADOR

Olívia Santana
Vereador da Câmara Municipal de SalvadorPartido Comunista do Brasil3320-02933320-0448
Olívia Santana nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina. É filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Está no terceiro mandato do legislativo municipal para o qual foi eleita com 9.143 votos.
Aos 14 anos, a vereadora do PCdoB começou a trabalhar como servente em uma escolinha particular. Foi o pontapé para a escolha de sua carreira. Estudando sozinha, prestou vestibular e foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Olívia começou a fazer política no movimento estudantil, mas conquistou posição de destaque na luta contra a discriminação racial. É dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e foi secretária de Educação e Cultura do Município. Marcou sua gestão com ações como a implantação da matrícula informatizada e do estudo da cultura afro-brasileira.
Foi presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia e organizou um grupo chamado União da Juventude Negra, que discutia a participação dos negros na universidade. Em 2001, foi a delegada da comitiva brasileira e a única representante da Bahia a discursar na Conferência Mundial Contra o Racismo, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde que assumiu uma cadeira no Legislativo, em 2003, defende o tombamento da Feira de São Joaquim como patrimônio cultural da Bahia e do Brasil. Defende a educação como a principal fonte de transformação social.
Candidatou-se à Câmara Federal em 2006, conquistando 37.803 votos. Em 2008, renovou seu mandato no legislativo municipal. 
Mandato – Olívia Santana foi eleita ouvidora-geral da Câmara para o biênio 2011-2012. Além de ser membro das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, é ex-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário